O ano de 2020 foi impactado pela pandemia de Covid-19, que prejudicou as estreias de diversos filmes, mas ainda assim, o cinema conseguiu trazer grandes produções para o público. Com o fim do ano se aproximando, é natural que as apostas para o melhor filme do ano comecem a surgir.

Entre os principais candidatos para o prêmio de melhor filme do Oscar 2021 estão Nomadland, Mank, The Trial of the Chicago 7, Sound of Metal, Promising Young Woman e Minari. Cada um deles tem suas qualidades e merece ser visto. É importante lembrar que não se trata apenas de qualidade cinematográfica, mas também de uma história impactante, atuações marcantes e uma direção consistente.

Nomadland, dirigido por Chloé Zhao, é considerado pela crítica um dos melhores filmes da temporada de premiações. Ele conta a história de uma mulher que, após perder tudo no colapso econômico, parte em uma jornada pelo oeste americano, vivendo como uma nômade moderna. Com uma atuação impecável de Frances McDormand, o filme é uma experiência marcante e reflexiva sobre a vida contemporânea.

Mank, dirigido por David Fincher, é uma mistura de biografia e ficção ao contar a história de Herman J. Mankiewicz, roteirista de Cidadão Kane e como ele escreveu o famoso filme. Com uma estética clássica e uma trilha sonora impecável, o filme traz atuações fortes como a de Gary Oldman.

The Trial of the Chicago 7, dirigido por Aaron Sorkin, apresenta um drama histórico que remonta ao final dos anos 60. O filme é um relato verídico do que aconteceu durante o julgamento de sete pessoas acusadas de conspirar para provocar uma revolta na Convenção Nacional do Partido Democrata em Chicago em 1968. Com um elenco talentoso que inclui Sacha Baron Cohen, Yahya Abdul-Mateen II e Eddie Redmayne, o filme é um drama envolvente que questiona a justiça e a política.

Sound of Metal, dirigido por Darius Marder, é a história emocionante de um baterista que percebe que está gradualmente perdendo sua audição. O filme é uma reflexão empática sobre a comunicação e as experiências do dia a dia. Com uma atuação poderosa de Riz Ahmed, Sound of Metal é um filme que provavelmente deixará uma marca duradoura no público.

Promising Young Woman, dirigido por Emerald Fennell, apresenta a história de uma mulher traumatizada pela perda de uma amiga para estupro. O filme segue a personagem de Carey Mulligan, que busca vingança contra os homens que a incentivaram. Com uma direção engenhosa e uma performance magnética de Mulligan, o filme é uma poderosa crítica social que vale a pena ver.

Minari, dirigido por Lee Isaac Chung, é uma história com muita alma, incomum e tocante sobre uma família coreana que se muda para uma fazenda no Arkansas nos anos 80. Com excelentes atuações de Steven Yeun e Han Ye-ri, o filme é uma reflexão sobre o sonho americano, imigração e relações familiares.

Em suma, este ano ofereceu muitos filmes de qualidade e é difícil prever qual deles receberá o prêmio de melhor filme. No entanto, Nomadland e The Trial of the Chicago 7 são alguns dos favoritos da crítica e provavelmente estarão entre os principais concorrentes. Em última análise, o que realmente importa é a experiência do cinema e como ele nos faz sentir e pensar. Que venha o Oscar 2021.