Se você é um fã de jogos retrô, certamente já ouviu falar de Crash Bandicoot, o famoso marsupial que protagonizou uma série de jogos de grande sucesso no PlayStation 1. Mas, e se te dissermos que é possível jogar este clássico em seu PC? Sim, é isso mesmo! Neste artigo, nós vamos te ensinar como fazer isso.

Antes de começarmos, é importante ressaltar que, para jogar Crash Bandicoot no PC, você precisará baixar um emulador. O emulador nada mais é do que um software capaz de emular o console, permitindo que você jogue jogos de vídeo game em seu computador. No caso do PlayStation 1, um dos emuladores mais populares é o ePSXe.

Passo 1: Baixe e instale o emulador

Antes de mais nada, baixe o emulador ePSXe em seu PC. Você pode encontrar o download da versão mais recente do emulador no site oficial: https://www.epsxe.com/. Depois de baixar o arquivo, siga as instruções de instalação para instalar o emulador em seu computador.

Passo 2: Baixe a ROM do jogo

Após instalar o emulador, é hora de baixar a ROM do jogo para jogar Crash Bandicoot. Existem diversos sites que disponibilizam as ROMs para download, mas recomendamos o site https://www.emuparadise.me/. Aqui, você encontrará diversas ROMs de jogos.

Passo 3: Configure as opções gráficas

Depois de baixar o jogo e a ROM, abra o emulador e configure as opções gráficas. Isso é importante para garantir uma boa jogabilidade e uma experiência nostálgica. Para isso, vá em Config > Video > Plugin's (Configurações > Vídeo > Plug-ins). Aqui, selecione o plugin P.E.Op.S. Soft Driver 1.18. Em seguida, configure as opções de resolução, modo de renderização, filtro e outras de acordo com a sua preferência.

Passo 4: Introduza a ROM do jogo

Agora que você já configurou o vídeo, é hora de abrir o jogo. Para isso, vá em File > Run ISO (Arquivo > Executar ISO) e selecione a ROM que você baixou.

Passo 5: Jogue Crash Bandicoot

Agora que o jogo está aberto, você pode começar a jogar Crash Bandicoot! Use o teclado ou controle USB para jogar. Configurar os controles é simples, basta ir em Config > GamePad > Port1 > Pad1 (Configurações > Controle > Porta1 > Pad1) e mapear os botões.

Conclusão

Jogar Crash Bandicoot no PC é uma ótima maneira de reviver memórias da infância ou apenas aproveitar um grande clássico dos videogames. Com o emulador ePSXe e algumas configurações gráficas, é possível ter uma experiência nostálgica e única. Experimente jogar!